Esta quarta-feira arranca o conclave para eleger o novo Papa, com a imprensa nacional e estrangeira a tentar descortinar para que lado pende o favoritismo dos cardeais e de olhos na chaminé que irá anunciar ao Mundo o novo representante máximo da Igreja Católica.
Corpo do artigo
O início do conclave, esta quarta-feira à tarde, com a primeira votação para a eleição do sucessor do Papa Francisco, domina as páginas dos jornais, com os perfis daqueles que são apontados como os principais candidatos e informações sobre como irá decorrer o processo de votação. A partir das 17 horas, os olhos estarão focados na chaminé da Capela Sistina à espera do tão aguardado fumo branco.
Dois terços das pensões abaixo dos 480 euros
O “Correio da Manhã” analisou os dados do Relatório e Conta da Segurança Social de 2023 e constatou que dois terços dos pensionistas (66%) – 1.359.573 – recebem até 480,43 euros por mês, ou seja, ganham até ao valor do Indexante dos Apoios Sociais. A pensão média de velhice aumentou para 544,88 euros (+ 7,7%), devido às reformas mais altas dos novos pensionistas e à atualização anual. A idade dos beneficiários no regime geral cresceu para 75 anos e 7 meses.
Reserva europeia de medicamentos
Após o bastonário dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, ter afirmado ao “Diário de Notícias” que não havia uma Reserva Nacional Estratégica de Medicamentos e um Plano de Contingência para a Saúde, o Infarmed avançou que “Portugal tem instalado um polo da reserva europeia de medicamentos, que garante acesso em 24 horas” e que “durante o apagão o acesso da população estava garantido”.
Extrema-direita contra PSP
O “Diário de Notícias”, avança, esta quarta-feira, que os membros dos grupos de extrema-direita 1143 e Ergue-te, envolvidos nos confrontos do 25 de Abril, estão a criticar a atuação da PSP, acusando-os de serem “traidores”, “esquerdalhos” e de não estarem ao lado deles, em conversas nos “chats” do Signal e do Telegram, aos quais o jornal teve acesso.
Mais aviões e rotas no verão
O “Negócios” noticia que este verão as companhias aéreas estão a apostar no turismo em Portugal, quer com o aumento do número de voos ou aviões maiores, mas também com novas rotas aéreas para Porto, Faro, Madeira e Açores. Segundo o jornal, o reforço das rotas e as novas ligações superam as 35.
Ordem de expulsão para menos de 0,7% dos estrangeiros
O “Público” revela que os estrangeiros que receberam ordem de expulsão desde 2007 representam menos de 0,7% dos residentes e as notificações a 18 mil imigrantes avançadas pelo Governo se referem a processos dos últimos oito anos.