Pelo menos oito pessoas morreram e duas estão desaparecidas no México depois de fortes chuvas terem transformado um riacho na montanha numa torrente de enchentes lamacentas, disseram autoridades na segunda-feira.
Corpo do artigo
Os corpos de algumas vítimas terão sido encontrados vários quilómetros rio abaixo de onde desapareceram, perto de Autlan, no estado de Jalisco, no oeste do país. “Oito pessoas morreram até agora e os esforços de busca continuam para localizar mais duas pessoas”, disse o serviço de proteção civil de Jalisco em comunicado na noite de segunda-feira.
Juan Ignacio Arroyo Verastegui, funcionário local da proteção civil, disse à AFP que a desflorestação e um incêndio no início deste ano causaram danos significativos à área arborizada e poderiam ter contribuído para as inundações repentinas.
O México é regularmente atingido por inundações e tempestades tropicais. Os cientistas dizem que as alterações climáticas estão a aumentar o risco de chuvas fortes porque o ar mais quente retém mais humidade.