"Rimo-nos mas funcionou": Barcelona apaga autocarro do Google Maps para evitar turistas
As autoridades locais prometeram resolver o problema da mobilidade em La Salut e, entretanto, o sempre lotado autocarro 116, que leva os turistas ao Parque Güell, "desapareceu do mapa". Moradores e motoristas aplaudem a solução.
Corpo do artigo
A medida surpreendeu os moradores, deixando-os a suspirar de alívio. O hiper concorrido autocarro 116, que percorre La Salut, em Barcelona, foi removido dos motores de busca da Google. Durante anos, os residentes queixavam-se da dificuldade em regressar a casa naquele meio de transporte, dada a quantidade de turistas que o utilizava para visitar o famoso Parque Güell. Depois da Sagrada Família, este parque urbano, projetado por Antoni Gaudí, é a segunda maior atração da cidade.
A solução foi fazer desaparecer o famoso percurso dos mapas das aplicações utilizadas pelos visitantes. "No início rimo-nos da ideia", confessou o ativista César Sánchez. "Mas ficámos surpreendidos que tenha funcionado", referiu, citado pelo jornal britânico "The Guardian".
"Antes, o autocarro estava tão cheio que nem os idosos conseguiam entrar", contou Luz López, de 75 anos, ao elDiario.es. Albert Batlle, com a pasta da segurança na Câmara Municipal, não confirmou nem negou que a autarquia tenha pedido a remoção do autocarro nas apps, embora um porta-voz da Google tenha afirmado que nenhuma rota é excluída sem que isso seja solicitado pelas autoridades locais.
Para os motoristas do 116, já muito habituados à raiva dos passageiros que não conseguem viajar, a medida também é sinónimo de sossego. "Mudou radicalmente", notou um deles, num veículo onde seguiam apenas três pessoas.