A Rússia anunciou, esta terça-feira, ter assinado contratos de armamento com o Iraque no valor de 4,2 mil milhões de dólares, noticiaram as agências russas, numa altura em que o primeiro-ministro iraquiano visita Moscovo.
Corpo do artigo
Um comunicado do governo russo divulgado hoje refere que delegações iraquianas fizeram várias visitas à Rússia este ano e assinaram no segundo semestre de 2012 "uma série de contratos num montante superior a 4,2 mil milhões de dólares" (3,3 mil milhões de euros).
O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, chegou na segunda-feira a Moscovo para uma visita oficial de três dias. Hoje, reuniu-se com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, e na quarta-feira será recebido pelo presidente Vladimir Putin.
"Apesar dos acontecimentos dramáticos dos últimos anos, mantivemos contactos a alto nível. Tenho a certeza que isso vai permitir desenvolver amizade, parceria e cooperação entre a Rússia e o Iraque", declarou Medvedev, citado pelas agências russas.
O Iraque precisa de meios para proteger as suas fronteiras e tem estado na dependente do fornecimento de armas norte-americanas.
As forças norte-americanas deixaram o território iraquiano em dezembro de 2011.