A Rússia exigiu este sábado da Ucrânia respostas sobre o abate do avião da Malaysia Airlines, numa zona controlada pelos separatistas ucranianos pró-russos, acusando o Governo de Kiev de ser o responsável.
Corpo do artigo
O "Boeing-777" perdeu na quinta-feira a comunicação com terra na região oriental de Donetsk - perto da cidade de Shaktarsk -, palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes pró-russos, e vitimou todas as 298 pessoas que seguiam a bordo, chocando o mundo e provocando fortes trocas de acusações entre Moscovo e Kiev.
O vice-ministro da Defesa, Anatoly Antonov, que falava hoje à televisão nacional, deixou uma lista de 10 perguntas "simples" ao Governo ucraniano, que defende serem fundamentais para determinar quem abateu o avião da companhia aérea malaia.
"As respostas a estas questões permitirão a todos nós, não só na Rússia, mas também no Ocidente e no Oriente, na Ásia, tentar encontrar uma resposta à pergunta mais importante: o que aconteceu no céu sobre a Ucrânia e o que precisamos de fazer para que isso não volte a acontecer", questionou Antonov.
O vice-ministro instou Kiev a divulgar detalhes sobre a sua alegada utilização de sistemas de mísseis Buk, no leste da Ucrânia, e explicar por que razão estes estavam operacionais se os separatistas não possuem aviões.
Já na sexta-feira, o responsável afirmou que os radares dos sistemas de mísseis Buk da Ucrânia - a arma que alegadamente terá sido usada para abater o avião - estavam em funcionamento no dia do acidente.
Antonov acrescentou que as forças armadas ucranianas devem dar aos investigadores internacionais acesso aos documentos relativos aos seus mísseis ar-ar e terra-ar.
Também questionou por que razão os controladores de tráfego aéreo ucraniano autorizaram o avião de passageiros a desviar-se para norte, em direção a uma zona de conflito.
Tanto a Rússia como as forças ucranianas possuem variantes de mísseis Buk.
A Ucrânia acusa os separatistas pró-russos, enquanto a Rússia diz que a Ucrânia estava a operar sistemas de mísseis no dia da tragédia.