Rússia lança ataque "massivo" de drones e danifica centro de exportação de cereais em Odessa
A Rússia realizou um ataque "massivo" de drones contra a região ucraniana de Odessa, danificando um centro de exportação de cereais no rio Danúbio, informaram autoridades ucranianas esta segunda-feira.
Corpo do artigo
Os ataques ocorreram horas antes de uma cimeira na Rússia entre o presidente Vladimir Putin e o líder turco Recep Tayyip Erdogan, que espera reavivar um acordo de cereais do qual Moscou saiu em julho com o objetivo de salvaguardar as exportações ucranianas do Mar Negro.
“Dezessete drones foram abatidos pelas nossas forças de defesa aérea”, escreveu o governador regional Oleg Kiper no Telegram, acrescentando que não houve vítimas civis. “Em vários assentamentos do distrito de Izmail, armazéns e edifícios de produção, máquinas agrícolas e equipamentos de empresas industriais foram danificados”.
Os militares ucranianos disseram que a Rússia usou drones Shahed de fabricação iraniana no "massivo" ataque noturno, que "foi dirigido à infraestrutura civil da área do Danúbio".
O porto fluvial de Izmail, no Danúbio, que faz fronteira com a Roménia, membro da NATO, tornou-se a principal rota de exportação de produtos ucranianos após a retirada da Rússia do acordo de cereais mediado pela ONU.
Rússia diz ter destruído quatro barcos militares ucranianos no Mar Negro
Por sua vez, a Rússia disse que destruiu quatro barcos militares ucranianos que transportavam tropas no Mar Negro.
“Aviões de aviação naval da Frota do Mar Negro destruíram quatro barcos militares de alta velocidade da ‘Força Marítima Willard’ fabricados nos EUA com grupos de desembarque das Forças Armadas da Ucrânia”, disse o Ministério da Defesa da Rússia no Telegram. O ministério disse que os barcos “viajavam na direção do Cabo Tarkhankut, na costa da Crimeia”, sem fornecer mais detalhes.
Num ataque semelhante em 30 de agosto, a Rússia disse que as suas forças destruíram quatro barcos militares ucranianos que transportavam até 50 soldados no Mar Negro.
Na manhã de segunda-feira, o ministério disse ter repelido um ataque ucraniano sobre o Mar Negro.
A Crimeia foi atacada pela última vez no sábado, quando a Rússia destruiu três drones navais ucranianos que tinham como alvo a ponte que liga a península ao continente russo.