Rússia lançou o maior ataque com drones e mísseis desde o início da guerra na Ucrânia
A Força Aérea ucraniana informou, esta quarta-feira, que a Rússia lançou, durante a última noite, o maior ataque com drones e mísseis desde o início da invasão em 2022.
Corpo do artigo
De acordo com a mesma fonte, as forças russas dispararam 728 aparelhos aéreos não tripuladas (drones) e 13 mísseis. Segundo a Força Aérea de Kiev, foram intercetados 711 drones e destruídos sete mísseis, sem especificar os danos exatos causados pelo ataque noturno.
Por outro lado, o Ministério da Defesa da Rússia comunicou que as defesas antiaéreas abateram durante a noite 86 drones ucranianos, seis dos quais nas imediações de Moscovo. De acordo com o relatório militar russo, dois dos seis drones abatidos perto de Moscovo dirigiam-se diretamente para a capital, o que levou a Rosaviatsia, a agência federal de aviação civil, a suspender temporariamente as operações no aeroporto de Sheremetyevo, na zona da capital.
A mesma medida foi tomada no aeroporto de Kaluga, uma cidade a cerca de 160 quilómetros a sudoeste de Moscovo.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014 anexando a Península da Crimeia e lançou uma operação militar em 2022 contra território ucraniano.