Um tribunal russo multou, esta terça-feira, a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos da enciclopédia digital Wikipédia, no valor de dois milhões de rublos, cerca de 32 600 dólares, por divulgar "informações falsas" sobre a guerra na Ucrânia.
Corpo do artigo
O tribunal russo considerou a Wikimedia culpada por se recusar a excluir informações proibidas na Rússia, elevando o total de multas impostas à organização pelo mesmo motivo para sete milhões de rublos, o equivalente a 114 100 dólares.
De acordo com o tribunal, a Wikimedia recusou-se a excluir dois artigos a pedido do Ministério Público russo, por isso, o regulador russo de comunicações, Roscomnadzor, iniciou um processo administrativo contra a organização.
A Wikimedia já tinha sido multada duas vezes, uma por publicar sete artigos sobre as ações dos militares russos na Ucrânia e outra por artigos sobre os métodos de fabricação de pólvora, informação vetada pelas autoridades russas.
No mês de julho, o regulador russo de comunicações ordenou que os sistemas de busca na internet sinalizassem a Wikimedia por violar a lei russa, devido à recusa por parte da enciclopédia virtual em remover informações consideradas ilegais.
Em abril, Roscomnadzor acusou a Wikipédia de se tornar "uma nova linha de ataques de informação constantes contra os russos", dizendo que a enciclopédia "deliberadamente desinforma os usuários com informações falsas".
De acordo com o regulador russo, a Wikipédia "promove uma interpretação exclusivamente anti-russa dos fatos".