Os dois maiores colégios eleitorais do Brasil decidiram os seus governos na primeira volta, com São Paulo a reeleger o atual governador Geraldo Alckmin, e Minas Gerais a receber o ex-ministro Fernando Pimentel.
Corpo do artigo
Em São Paulo, o Estado mais rico do país, o atual governador Geraldo Alckmin, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), já pode ser considerado eleito na primeira volta, com cerca de 57 por cento dos votos, e mais de 95 por cento das urnas apuradas.
Pelas sondagem preliminares, esperava-se que o Estado teria uma segunda volta, com uma disputa entre Alckmin e o candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Paulo Skaf, que, no entanto, recebeu menos votos do que o previsto, terminando com 21,5 por cento.
Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil e berço dos dois candidatos presidenciais que vão confrontar-se na segunda volta, a vitória foi para o ex-ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Fernando Pimentel.
Essa é a primeira vez que o Estado de Minas Gerais terá um governador do Partido dos Trabalhadores (PT), o mesmo partido da atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff.
O Estado é ainda o reduto político do segundo colocado nas eleições presidenciais, Aécio Neves, que foi duas vezes governador da região.
Já no Estado do Rio de Janeiro, cuja capital se prepara para receber os Jogos Olímpicos de 2016, o atual governador e também candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disputará a segunda volta, após receber 40 por cento dos votos, ao lado de Marcelo Crivella, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que obteve apoio de 20 por cento dos eleitores.
Luiz Fernando Pezão assumiu o cargo de governador após a saída de Sérgio Cabral, que deixou a pasta para concorrer ao senado, no primeiro semestre deste ano.
No Distrito Federal, onde se encontra a capital federal, Brasília, o cenário é de mudança, pois o atual governador, Agnelo Queiroz, que também concorria à reeleição pelo PT, não tem votos suficientes para chegar à segunda volta.
Esta será disputada entre Rodrigo Rollemberg, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e Jofran Frejat, do Partido Republicano (PR).