Imagens captadas pela NASA, no passado sábado, mostram um sapo que levantou voo na sequência do lançamento de um foguete, em Virginia, nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Uma das três câmaras colocadas em torno do local lançamento de um foguete não tripulado, numa missão à Lua, captou imagens de um sapo no ar com os membros estendidos. A fotografia foi colocada na conta do Instagram da agência espacial e tem sido partilhada nas redes sociais.
A autenticidade da imagem e a garantia de que não foi manipulada foi confirmada por Rebecca Roth, coordenadora das redes sociais da "National Aeronautic and Space Administration" (NASA).
"Voltamos para o escritório depois do lançamento, e achamos graça e ficamos espantados", afirmou Chris Perry, a quem os créditos da imagem são atribuídos. "Também é triste ver o sapo daquela forma. Com as chamas, imagino que se tenha magoado", acrescenta o fotógrafo à ABC News.
Em declarações ao canal de televisão norte-americano, o fotógrafo explica que as câmaras foram instaladas a 150 pés (cerca de 45 metros) da estrutura de lançamento e programadas para tirar aproximadamente seis fotografias por segundo.
"Há fumo e destroços nas outras fotos, mas não há sapos. Ele provavelmente estava a mover-se muito rápido", disse Perry. "Havia muitas moscas naquela tarde, portanto, tenho a certeza que que o sapo (ou rã) teve um grande banquete", continua.
Keith Koehler, da NASA, afirma que trabalha no campo de lançamento de Wallops, local onde o episódio ocorreu, há 30 anos e nunca viu "nada assim".
O foguete não tripulado faz parte da missão "Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer" (LADEE) e tem como objetivo estudar a atmosfera e o ambiente do satélite natural da terra e estará em órbita durante cerca de um mês.