O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, está bem e o seu estado de saúde não é motivo para alarme, garantiu a Presidência sul-africana, em comunicado emitido em Pretória.
Corpo do artigo
Mandela, que celebrou o seu 94.º aniversário em julho, foi admitido, este sábado, num hospital da capital sul-africana para "exames de rotina", segundo informou a Presidência.
"O presidente Zuma garante a todos que Madiba (o nome dado a Nelson Mandela pelos seus compatriotas) está bem e que não existem motivos para alarme. Desejamos a Madiba tudo de bom. A equipa médica recebeu todo o nosso apoio no momento em que tratam e garantem todo o conforto possível ao nosso amado presidente-fundador da África do Sul livre e democrática", referiu, na capital, o porta-voz da presidência, Mac Maharaj.
Maharaj salientou que, dada a sua avançada idade, Mandela "tem de receber cuidados médicos com alguma regularidade", sendo este internamento de rotina.
Em fevereiro deste ano, o ex-presidente e ícone da luta contra o "apartheid" foi submetido a testes destinados a determinar a causa de uma má disposição gástrica recorrente, tendo sido internado por apenas um dia e uma noite.
Mandela não é visto em público desde julho de 2010, quando deu uma volta ao relvado do estádio de Soccer City, antes do jogo da final do Mundial de futebol FIFA 2010, num carrinho de golfe, acompanhado da mulher, Graça Machel.
Desde então, o primeiro presidente negro da África do Sul tem residido na aldeia de Qunu, no Cabo Oriental, de onde é natural, situada a 930 quilómetros da capital, Pretória, rodeado de familiares e amigos íntimos.