A secretária da Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, renunciou ao cargo para assumir a reitoria da Universidade de Califórnia.
Corpo do artigo
Na nota divulgada esta sexta-feira, a antiga governadora do estado de Arizona e ex-secretária de Justiça dos EUA agradeceu ao presidente norte-americano, Barack Obama, por ter-lhe dado "a oportunidade de servir" o país "durante este importante capítulo da história.", cita a agência Lusa.
Janet Napolitano foi nomeada para o cargo na altura em que Barack Obama chegou à Casa Branca, em 2009.
A agora ex-secretária da Segurança Interna dos EUA deixa o cargo num momento crítico para a administração de Obama, nomeadamente numa altura em que o Congresso norte-americano negoceia uma reforma profunda do sistema de imigração norte-americano.
Barack Obama já reagiu à renúncia, salientando que durante os seus mandatos, Janet Napolitano enfrentou "alguns dos desafios mais difíceis" que alguém pode enfrentar.
O Departamento de Segurança Interna desempenha um papel decisivo no controlo e segurança das fronteiras, bem como na proteção dos EUA contra qualquer tipo de ato que ponha em causa a segurança nacional.
"O povo americano está mais seguro hoje em dia graças aos esforços de Janet para proteger o nosso país contra ataques terroristas", afirmou o chefe de Estado norte-americano, num comunicado citado pela agência noticiosa francesa AFP.