Secretário-geral da NATO diz que Rússia considera a organização como um adversário
O secretário-geral da NATO afirmou, este domingo, em declarações ao jornal croata "Jutarnji list", que a Rússia considera a instituição como um adversário e o seu comportamento coloca em causa as bases da segurança global.
Corpo do artigo
"As últimas semanas demonstraram que a Rússia não considera a NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] como parceira, mas como uma adversária. Temos que nos adaptar a isso", afirmou Anders Fogh Rasmussen, num comentário à agenda da próxima cimeira da organização, que decorre a 4 de setembro, no Reino Unido.
O dinamarquês referiu que pela primeira vez, depois da II Grande Guerra, um país europeu tomou, pela força, parte do território de um outro Estado, numa alusão à anexação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia.
"A agressão russa contra a Ucrânia é um desafio às bases fundamentais da segurança global", argumentou o responsável, acrescentando haver novas provas da presença russa no território ucraniano e do fluxo de armas e combatentes para apoiar os rebeldes pró russos.