Seguradora francesa acrescenta realojamento por violência doméstica ao seguro habitação
Vítimas de violência doméstica podem vir a ser realojadas por vários dias quando decidirem sair de casa e esta possibilidade passa a estar garantida no seguro da habitação. Medida foi anunciada esta quinta-feira, 3 de abril, por empresa francesa
Corpo do artigo
Um novo seguro habitação vai incluir a garantia de salvaguarda de vítimas de violência doméstica, bem como proteção jurídica. O anúncio foi feita esta quinta-feira, 3 de abril, pela Axa França e a medida passará a estar disponível em todos os domicílios já cobertos pela seguradora, cerca de dois milhões e meio.
A empresa francesa garantiu que este aditamento ao seguro habitação não vai implicar qualquer custo adicional para as famílias e que preverá o realojamento de emergência, por vários dias, da vítima quando esta tem de sair de forma emergente da casa da família.
“As mulheres precisavam de poder beneficiar dele [do seguro] numa altura em que, na maioria das vezes, não têm o contrato em mãos e, muitas vezes, o contrato é assinado pelo homem”, justificou a diretora de clientes da Axa France, Alice Holzman, ao site francês France Inter. Apesar das múltiplas tentativas, não foi possível chegar à fala com a representante nacional para apurar se a medida implementada em França poderá ou não estender-se a Portugal.