
Membros da equipa de resgate no exterior da mina
Foto: Luis Acosta / AFP
As equipas de resgate tentam encontrar, esta sexta-feira, seis trabalhadores presos após uma explosão numa mina de carvão ilegal no centro da Colômbia, embora as autoridades suspeitem que eles possam estar mortos.
Os mineiros ficaram sob os escombros na quinta-feira em Guachetá, localidade a cerca de 100 quilómetros de Bogotá, onde a mineração é uma das principais fontes de renda.
Os socorristas detetaram níveis elevados de gás metano e tiveram que suspender as operações momentaneamente até que foram retomadas pela manhã.
"Tudo nos leva a crer que não estão vivos", visto que as equipas de resgate não conseguiram fornecer oxigénio aos mineiros, disse à Blu Radio o governador do departamento de Cundinamarca, Jorge Emilio Rey.
Foto: Luis Acosta / AFP
Nos arredores da mina, familiares dos trabalhadores aguardavam sentados no chão e agasalhados com ponchos para combater o frio característico da região.
"Temos trabalhado a noite toda" no resgate, disse Alveiro Aguillón, comandante do corpo de bombeiros da região.
O governador afirmou que a mina aparentemente "tinha ordem de fecho" das autoridades reguladoras, mas continuava a operar sem as permissões exigidas.
Acidentes em minas na Colômbia são recorrentes e frequentemente mortais, sobretudo em pedreiras de carvão e em minas ilegais ou artesanais.
