Seis pessoas foram detidas em França no culminar de uma operação conjunta da Guardia Civil e a polícia francesa em diversas localidades contra as estruturas da ETA.
De acordo com um comunicado do Ministério do Interior francês, as detenções ocorreram em várias cidades de France à Blois, no centro, em Brive-la-Gaillarde, no centro-sul, e em Montpellier, no sul do país.
"Cinco das seis pessoas detidas constavam numa lista de pessoas procuradas pela polícia", acrescentou o ministério. De acordo com uma fonte ligada à investigação, citada pela agência France Presse, os detidos eram membros do aparelho logístico da organização basca.
No comunicado, o ministério refere que, "apesar das evoluções positivas em relação à questão basca em território espanhol", a França "continua a ser uma base de apoio logístico e militar para as estruturas clandestinas da organização".
O Governo francês elogiou ainda "a excelência da cooperação franco-espanhola no domínio dos serviços secretos e da polícia judiciária".
Em Madrid, está prevista para esta terça-feira uma conferência de imprensa do ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz.
A ETA, considerada responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco, classificada como organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia, anunciou a 20 de outubro de 2011 que renunciava definitivamente à violência.
No entanto, o grupo recusa a sua dissolução como organização e entregar as armas como exigem a França e a Espanha.
