A polícia francesa deteve seis pessoas por suspeita de conspirar para raptar a estrela do YouTube Inoxtag ou um dos seus familiares e exigir um resgate.
Corpo do artigo
Inoxtag, de 22 anos, cujo nome verdadeiro é Ines Benazzouz, tem 8,7 milhões de subscritores no YouTube, 6,3 milhões no TikTok e quase seis milhões no Instagram. O seu vídeo mais conhecido, uma longa-metragem sobre a sua subida ao Monte Evereste, que escalou apesar de não ter qualquer experiência anterior em montanhismo, foi visto 37 milhões de vezes no YouTube desde que foi publicado a 14 de setembro.
Os seis suspeitos foram detidos para interrogatório por suspeita de tentativa de assalto à mão armada e tentativa de sequestro por um grupo organizado, informou a acusação, confirmando informações inicialmente divulgadas pela estação RTL. São suspeitos de atacar um casal em Orgeval, perto de Paris, em novembro de 2024, que vivia numa casa que pertenceu a Inoxtag, segundo uma fonte próxima do caso que pediu para não ser identificada.
Os agressores pretendiam raptar o YouTuber ou um dos seus familiares e exigir um resgate, aparentemente sem saber que a estrela da internet já não vivia naquela casa.
No início de novembro, os ladrões atacaram outra casa que Inoxtag tinha alugado.
O fenómeno das redes sociais começou a publicar vídeos de videojogos quando ainda era adolescente e a sua energia ativa catapultou-o para o estrelato entre os jovens franceses. A Inoxtag publicou também a sua primeira novela gráfica "Instinct" em novembro, uma história sobre um jovem com o poder de perceber a aura e as intenções das pessoas que o rodeiam.
No entanto, foi o lançamento, em meados de setembro, do filme que capta os seus preparativos para escalar o Monte Evereste que levou a sua fama a novos patamares. Abandonou as redes sociais durante a sua escalada no Evereste e disse que aprendeu com as críticas que recebeu durante a sua escalada, principalmente de montanhistas, sobre questões ambientais e turismo excessivo.