Seis mortes misteriosas na Bulgária alimentam teorias sobre seitas e serviços secretos

Foto: lazyweaver/Wikimedia
A recente descoberta de seis corpos nas montanhas búlgaras desencadeou uma onda de teorias da conspiração no país.
A polícia encontrou os corpos de três homens, de 45, 49 e 51 anos, no pátio privado no início deste mês. Foram mortos a tiro e o local, perto do Passo Petrohan, no noroeste do país, foi incendiado.
Outros dois homens, de 51 e 22 anos, e um adolescente de 15 anos foram dados como desaparecidos. Seis dias depois, foram encontrados mortos a tiro numa carrinha perto do Monte Okolchitsa, na mesma cordilheira.
Os investigadores disseram que as câmaras de segurança mostraram que os seis estavam juntos naquela local até à manhã de 1 de fevereiro. Depois, as três vítimas encontradas mais tarde saíram numa carrinha.
А вот свежее видео из болгарского «Твин Пикса». Пустая турбаза «Петрохан» в горах, шестеро мужчин прощаются и обнимаются.
- Andrey Zakharov (@skazal_on) February 10, 2026
Троих вскоре найдут на турбазе с пулями в голове, вторую троицу - через неделю в автодоме в горах; тоже застрелены. pic.twitter.com/IC6zaWFxWT
Três dos mortos eram funcionários da Agência Nacional de Controlo de Áreas Protegidas (NPACA), uma organização que se descreve como uma instituição de solidariedade orientada para a vida selvagem e que organiza acampamentos ao ar livre para jovens. Vários dos homens mortos possuíam legalmente dezenas de armas de fogo.
Segundo as autoridades, homicídios e suícidio eram a explicação mais provável para as mortes. Porém, um procurador sugeriu que o caso poderia envolver uma seita e abuso de menores, que gerou uma série de teorias da conspiração na Bulgária, um país que figura entre os mais corruptos da Europa e sofre de uma desconfiança crónica nas instituições.
Muitos búlgaros rejeitaram a versão dos factos apresentada pelas autoridades. Milhares partilharam publicações nas redes sociais alegando uma conspiração que envolve um cartel sul-americano, serviços russos, traficantes de pessoas ou uma organização paramilitar. Outros veem os assassinatos como uma tentativa de manipulação antes de uma eleição antecipada, marcada para abril, que foi desencadeada pela demissão do governo após grandes protestos anticorrupção em dezembro.
Algumas das teorias da conspiração foram acompanhadas por imagens geradas por inteligência artificial, uma delas mostrando comandos em carros todo-o-terreno pretos a sair de um abrigo. "Uma eliminação pelo MI6 e Mossad, com duas equipas em jipes a seguir uma fuga do centro de logística (o abrigo) sobre tráfico para a Europa Ocidental! Todas as outras versões são absurdas!", escreveu um utilizador.
Na quarta-feira, quase 200 pessoas reuniram-se em frente ao Ministério do Interior para exigir a demissão do ministro, enquanto uma petição online apela a uma investigação internacional independente.
