
Peregrinos no ritual de circundar a Ka'bah
Ahmad Masood/Reuters
Inicia-se, esta terça-feira, a peregrinação a Meca e, como em todos os anos, são esperadas na Arábia Saudita perto de dois milhões de crentes para cumprir a Hajj.
Meca prepara-se para receber os crentes que vêm de todos os lados do Mundo. Saiba mais sobre a peregrinação anual a Meca.
1. É o quinto pilar do Islão. A Hajj (ou peregrinação) corresponde a um dos aspetos fundamentais de do Islão. O testemunho de que não há outro Deus corresponde ao primeiro pilar; a oração, que deve ser realizada cinco vezes por dia em certos horários para isso destinados, é o segundo pilar; a caridade é o terceiro; e, por fim, o jejum, no famoso Ramadão, corresponde ao quarto pilar.
2. A realizar pelo menos uma vez na vida. Os muçulmanos devem seguir para Meca pelo menos uma vez na vida para se encontrarem com Alá. Porém, a regra palica-se apenas àqueles que tiverem possibilidades psicológicas e financeiras. De destacar o realce dado à questõ das possibilidades financeiras de cada um, uma vez que O Islão diz que em primeiro lugar está a responsabilidade individual de se ser capaz de cuidar da sua família.
3. Os peregrinos devem usar o 'ihram'. Os peregrinos caminham para Meca para se mostrarem perante Alá e o 'ihram' ajuda nesse objetivo. Trata-se de uma vestimenta branca que representa que todos são iguais perante Deus, independentemente das suas posses materiais. O objetivo é apresentarem-se sem qualquer riqueza, sendo por essa razão que também vemos os peregrinos descalços.
4. A Hajj é realizada numa altura específica. A grande peregrinação a Meca é realizada no 12º mês do calendário muçulmano, Dhu Al-Hijjah. Durante as restantes alturas do ano poderão ser realizadas outras peregrinações, mas a essas dá-se o nome de 'Umrah'.
5. São cumpridos certos rituais durante a peregrinação. As atividades realizadas nestes dias de peregrinação remetem ao tempo do profeta Abraham. Nelas estão incluídos rituais como circundar a Ka'bah, percorrer Safa e Marwa, como fez a mulher de Abraham, Hajar, durante a sua busca por água para o seu filho.
6. O Eid Al-Adha marca o fim da peregrinação. Este ritual implica orações, o sacrificio de um animal e a troca de presentes entre a comunidade muçulmana.
