Senador democrata retirado à força de conferência de imprensa após confrontar republicana
O democrata Alex Padilla foi retirado à força de uma conferência de imprensa com a secretária de Estado norte-americana da Segurança Interna, esta quinta-feira, em Los Angeles. O senador da Califórnia tentou fazer uma pergunta a Kristi Noem quando foi agarrado por vários polícias, expulso da sala, algemado e detido.
Corpo do artigo
A secretária de Estado republicana estava a falar sobre a imigração e os protestos em Los Angeles quando foi interrompida pelo senador democrata, que se identificou e disse querer colocar algumas perguntas a Kristi Noem. Nesse momento, Alex Padilla foi agarrado e retirado à força da sala por membros dos Serviços Secretos e do FBI. Já no exterior da sala, foi imobilizado no chão, algemado e momentaneamente detido.
Enquanto o senador era afastado, Noem dirigiu-se aos presentes para criticar a interrupção, afirmando que o democrata não pediu uma reunião consigo, mas acrescentando que conversaria com ele noutra ocasião.
O Departamento de Segurança Interna classificou, numa nota publicada no X (ex-Twitter), as ações do senador como “teatro político desrespeitoso”, afirmando que Padilla não se identificou e que os agentes presentes na sala “pensaram que se tratava de um atacante” e “agiram de forma adequada”. No vídeo que está a circular nas redes sociais é possível ouvir Alex Padilla a identificar-se. Para a Casa Branca, as autoridades agiram "de forma adequada".
Já em liberdade, o democrata condenou o incidente. “Se é assim que a administração Trump responde a um senador que tem uma pergunta, se é assim que o Departamento de Segurança Interna responde a um senador que tem uma pergunta, podem apenas imaginar o que estão a fazer aos agricultores, cozinheiros, trabalhadores diários e outros imigrantes não violentos em Los Angeles, na Califórnia e por todo o país”, afirmou. Também Kamala Harris, antiga candidata presidencial, considerou o ato “vergonhoso” e como um “estonteante abuso de poder”, numa declaração no X.