
Joël Guerriau, de 66 anos, está a ser investigado
Foto: Paul Brounais/Wikipedia
Um senador francês foi detido pela Polícia por suspeitas de ter drogado uma deputada com a intenção de cometer violação ou abuso sexual.
Corpo do artigo
Joël Guerriau, de 66 anos, um político de centro-direita do grupo parlamentar Indépendants, foi detido, esta semana, na sua casa, em Paris, na sequência de buscas na residência e no seu gabinete.
O Ministério Público francês disse à agência de notícias France-Presse (AFP) que Guerriau, senador eleito em 2011, pelo departamento fracês de Loire-Atlantique, estava a ser interrogado por “administrar a uma pessoa, contra o seu conhecimento, uma substância que poderia alterar o seu discernimento ou o controlo das suas ações para cometer uma violação ou agressão sexual”. O suposto incidente ocorreu na noite de terça-feira.
A vítima, que apresentou queixa nas autoridades, é deputada na câmara baixa do Parlamento francês, mas o Ministério Público não forneceu detalhes acerca da sua identidade. Ter-se-á sentido mal depois de tomar uma bebida na casa de Guerriau e, de acordo com a AFP, os exames médicos a que foi submetida revelaram a presença de ecstasy, substância encontrada também na casa do senador.
Guerriau, banqueiro, foi eleito para o Senado em 2011 e é vice-presidente da comissão de Relações Externas, Defesa e Forças Armadas.
O advogado do visado, Rémi-Pierre Drai, expressou desagrado pelo facto de elementos do processo terem sido divulgados nos meios de comunicação social e disse que não daria “nenhuma informação” sobre o caso “por respeito” ao seu cliente e à mulher que apresentou a queixa.

