Um avião da Air India despenhou-se, esta quinta-feira, numa zona residencial da cidade indiana de Ahmedabad, no oeste do país. O voo, com destino a Londres, caiu pouco depois da descolagem e transportava 242 pessoas, sete das quais eram portuguesas.
Corpo do artigo
No manifesto de voo há indicação de que existem sete passageiros de nacionalidade portuguesa, apontou a Air India. Uma informação que o embaixador Luís de Almeida Sampaio disse, em entrevista à SIC, que está a ser verificada, dando conta de que as entidades nacionais estão em contacto permanente com as indianas para saber mais informações sobre estes portugueses. O embaixador explica que todo o apoio será prestado às famílias.
A Air India afirma que entre os passageiros do avião despenhado se encontravam 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadiano. Segundo a companhia aérea, "os feridos estão a ser levados para os hospitais mais próximos".
A autoridade indiana da aviação civil afirma que 242 pessoas estavam a bordo do avião identificado como o Air India 171 e registado como um Boeing 787-8. Terá descolado pelas 13 horas locais (cerca das 9.30 horas em Portugal continental) do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, para o Aeroporto de Gatwick, em Londres.
De acordo com o jornal "India Today", das 242 pessoas, 230 serão passageiros, dez membros da tripulação e dois pilotos.
Segundo uma publicação da companhia aérea no X, "o voo AI171, que operava Ahmedabad-Londres Gatwick, esteve envolvido num incidente hoje". A Air India acrescenta que está a "apurar os detalhes" e que irá partilhar atualizações "o mais rapidamente possível".
“Os nossos pensamentos e as nossas mais profundas condolências estão com as famílias e os entes queridos de todas as pessoas afetadas por este acontecimento devastador”, declarou o presidente da Air India, Natarajan Chandrasekaran, num comunicado, acrescentando que foi ativado um centro de emergência e criada uma equipa de apoio às famílias que procuram informações.
Na sequência do incidente, o Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel (SVPIA) não está atualmente operacional. Todos os voos foram temporariamente suspensos até nova ordem, declarou o porta-voz do SVPIA.
Os bombeiros e outros operacionais de socorro encontram-se no local do acidente. Ainda não há informações sobre o número de vítimas ou sobreviventes.
Segundo o site de aviação "Flight Radar", o último sinal do avião foi recebido às 13.38 horas locais (9.08 horas em Portugal), poucos segundos após a descolagem.