Uma projeção realizada pelo "Datafolha" com base na votação que está a decorrer na Câmara dos Deputados brasileira indica que o processo do pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff será aprovado.<br>
Corpo do artigo
A Câmara dos Deputados do Brasil está a vota o pedido de impugnação do mandato da Presidente Dilma Rousseff.
[Youtube:UnWNV6TqAIE]
Para o processo de impugnação do mandato presidencial e destituição de Dilma Rousseff avançar para o Senado (a câmara alta do Congresso brasileiro) são necessários os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados da Câmara.
5130297
Para arquivar o processo, a chefe de Estado precisa do apoio de 171 deputados, entre votos a favor, faltas e abstenções.
Se a impugnação passar no Senado, o vice-presidente brasileiro, Michel Temer, assume temporariamente a presidência até ao encerramento do processo, que não pode demorar mais do que 180 dias.
Nessa altura, decorrerão os interrogatórios, a apresentação de provas e a defesa de Dilma Rousseff para validar ou não a denúncia.
Depois, a votação final ditará se Dilma Rousseff volta ao cargo ou se será condenada, ficando impedida de exercer qualquer função pública por oito anos.
A possibilidade de impugnação do mandato de Dilma Rousseff surgiu na sequência da revelação das chamadas "pedaladas fiscais", atos ilegais resultantes da autorização de adiantamentos de verbas de bancos para os cofres do Governo para melhorar o resultado das contas públicas.