Um sismo de magnitude 6,7, registado esta quarta-feira ao largo das costas de Taiwan, causou um ferido e destruiu uma ponte em construção no leste da ilha.
Corpo do artigo
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que estimou inicialmente a magnitude em 6,9, o hipocentro registou-se a uma profundidade de dez quilómetros e a cerca de 70 quilómetros a sul de Hualien, ao largo do litoral da ilha, onde foi sentido em grande parte do território.
O ferido foi levado para o hospital, indicou a agência de combate a incêndios de Taiwan, na página na rede social Facebook, dando conta do desmoronamento de uma ponte em construção em Hualien.
Os serviços meteorológicos da ilha constataram um primeiro abalo de magnitude 5,4 às 01.06 horas (17.06 horas de terça-feira em Portugal continental), seguido à 01.41 horas por um sismo de magnitude 6,6. Dois minutos mais tarde, ocorreu uma réplica de magnitude 6,1.
O Governo enviou alertas para os telemóveis dos habitantes da ilha, situada na junção de duas placas tectónicas.
Sismos de magnitude 6 ou mais podem implicar um elevado número de vítimas mortais, mas os efeitos dependem da localização e da profundidade a que ocorrem.
Em janeiro, um sismo de magnitude 6,2 foi registado ao largo da ilha, sem causar vítimas ou danos materiais.
Em 2018, um sismo de magnitude 6,4 causou 17 mortos e mais de 300 feridos em Hualien.