Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter atingiu a região dos Campos Flégreos, perto de Nápoles, no sul de Itália, esta quinta-feira de madrugada, sem causar feridos graves, mas com danos materiais.
Corpo do artigo
O abalo principal foi registado às 1.25 horas (00.25 horas em Portugal continental), a uma profundidade de 2,5 quilómetros, anunciou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). O sismo foi seguido por uma série de tremores secundários menos intensos.
Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram carros cobertos de pedras e escombros, casas rachadas, um teto desabado e moradores em pânico a sair à rua a meio da noite.
Segundo a agência de notícias Ansa, apenas uma mulher ficou ferida sem gravidade.
Foram relatados danos materiais em várias áreas da Campânia, principalmente em Bagnoli, um distrito costeiro no oeste de Nápoles, onde as escolas vão estar hoje encerradas.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse estar a acompanhar a situação em contacto com os serviços de proteção civil.
A área vulcânica dos Campos Flégreos já foi afetada por vários sismos nos últimos anos.
O último grande sismo foi registado em maio de 2024 também com uma magnitude 4,4, sendo considerado o mais forte a atingir a zona de Campi Flégreos em 40 anos.