Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter abalou, esta terça-feira, o norte de Itália, tendo sido fortemente sentido em Bolonha e Milão. Esta região sofreu um sismo no passado dia 20, de magnitude 5,9. A Proteção Civil anunciou a existência de 15 vítimas mortais e quatro ou cinco pessoas desaparecidas.
Corpo do artigo
O abalo ocorreu por volta das 9 horas locais (8 horas em Portugal continental) e teve epicentro na localidade de Finale Emilia, na provincia de Modena, região de Emilia Romagna.
Três pessoas morreram em San Felice sul Panaro na derrocada de uma fábrica, outras duas na localidade próxima de Mirandola, uma em Concordia e uma outra em Finale, resumiu o comandante dos Carabineiros de Modena, Salvatore Iannizzotto. De acordo com este responsável, também o padre de Rovereto di Novi morreu, mas não se sabia ainda se em consequência de doença ou de uma derrocada.
Entretanto, foram conhecidas mais vítimas: uma mulher morreu em Cavezzo sob os escombros de uma fábrica de móveis. A décima vítima, segundo os media italianos citados pela Agência France Presse, é o padre da igreja de Carpi, perto de Modena, morto na derrocada de uma parte do edifício. Cinco outras vítimas mortais foram também confirmadas pelas autoridades.
Em Mirandola, várias igrejas incluindo a catedral sofreram danos graves. Em toda a região o sismo provocou a derrocada de edifícios que estavam já danificados na sequência do sismo de magnitude 6 sentido há nove dias.
[Youtube:vxniFuq1iV4]
Em Bolonha, uma das maiores cidades do norte de Itália, o sismo foi claramente sentido, e a circulação de comboios foi interrompida nas linhas de Verona e Milão e também para Modena e Mantova.
Ordens de evacuação dos edifícios foram dadas até ao Vale de Aosta, na zona fronteiriça com França, e muitas centenas de pessoas sairam para a rua. Momentos de pânico foram registados também em Veneza, onde uma estátua tombou atingindo um transeunte.
Os números de emergência dos bombeiros e da proteção civil foram inundados de pedidos de ajuda e as comunicações telefónicas foram bastante perturbadas nos minutos seguintes ao abalo.
Esta é a mesma região onde, no passado dia 20, um forte sismo provocou sete mortos, cerca de 50 feridos e obrigou à retirada de mais de cinco mil pessoas.
"Há vítimas... a situação é muito séria, algumas pessoas ficaram presas nos escombros", disse o autarca de San Felice sul Panaro, Alberto Silvestri, a uma cadeia de televisão local, referindo-se ao desabamento de um armazém.
O sismo ocorreu a 40 quilómetros a norte de Bolonha e a 60 quilómetros a este de Parma, com epicentro a 9,6 quilómetros de profundidade.
Mensagens de Twitter e outras redes sociais referem que o sismo foi sentido em todo o norte de Itália.
As ligações ferroviárias na região foram suspensas para avaliação de possíveis danos nas linhas.