Um forte sismo de magnitude 6,6 sacudiu, esta quarta-feira, a costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra, sem que haja, até ao momento, registo de vítimas ou danos materiais.
Corpo do artigo
O abalo ocorreu por volta das 7.30 horas locais (1.30 em Portugal continental) a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Medan, a capital da província de Sumatra Norte, tendo o epicentro sido registado a uma profundidade de 45 quilómetros, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica global.
A agência meteorológica da Indonésia não emitiu qualquer alerta de tsunami e confirmou não existir registo, até ao momento, de vítimas ou danos materiais.
"As pessoas fugiram de suas casas em pânico. Sentimos um forte abalo durante cerca de um minuto, mas até ao momento, não há sinais aparentes de danos", contou Abdul Karim, de 44 anos, residente de Simeulue, uma pequena ilha a cerca de 150 quilómetros da costa oeste de Sumatra.
A Indonésia está localizada sobre o "anel de fogo" do Pacífico, onde o encontro de várias placas tectónicas continentais provoca uma forte atividade sísmica e vulcânica.
A ilha de Sumatra, situada no noroeste do arquipélago indonésio, foi atingida em 26 de dezembro de 2004 por um sismo, com magnitude de 9, que provocou um tsunami que afetou as costas de uma dezenas de países asiáticos, causando 220 mil mortos.