O Syriza do ex-primeiro-ministro grego Alexis Tsipras e a Nova Democracia, liderada por Vangelis Meimarakis, surgem empatados, com um ligeiro avanço para a esquerda, indicam este domingo as sondagens à boca das urnas.
Corpo do artigo
O partido de Tsipras obteve entre 30 e 34% dos votos e o Nova Democracia (ND, conservador), entre 28 e 32,5%, resultado que, a manter-se, não dará maioria absoluta no parlamento a qualquer uma das formações, de acordo com as sondagens.
O partido neonazi Aurora Dourada, o socialista Pasok e o partido comunista KKE disputam o terceiro lugar, tendo conseguido entre 5,5% e 7% dos votos contados.
Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.