
Angela Merkel vai a votos no próximo mês de outubro
DANIEL MAURER / AFP
Mais de dois terços dos alemães (72%) dizem que têm pouco ou nenhum interesse nas eleições legislativas de setembro, revela uma sondagem divulgada, esta quarta-feira, que dá uma vantagem de quatro pontos percentuais à coligação liderada por Angela Merkel.
De acordo com a sondagem realizada pelo instituto de pesquisa Forsa para a revista "Stern", 49% dos entrevistados dizem ter "pouco interesse" nas eleições legislativas de 22 de setembro, enquanto 23 por cento afirma ter "nenhum interesse".
Quase metade (46%) dos jovens entrevistados, com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos, desconhecia até que as eleições estavam marcadas para o próximo mês.
Há meses que a União Democrata-Cristã (CDU), o partido da chanceler Angela Merkel, e a sua congénere da Baviera, a União Social-Cristã (CSU), lideram as sondagens.
Mas essas mesmas sondagens não davam, até agora, nem uma maioria absoluta à atual coligação do Governo liderada por Merkel, nem para uma potencial aliança entre o Partido Social-Democrata (SPD) e Os Verdes.
A coligação liderada pela chanceler alemã integra também o Partido Liberal (FDP). Os liberais têm vindo a descer nas intenções de voto já há algum tempo e, segundo vários analistas, até correm perigo de não chegar aos 5% necessários para obter representação no Parlamento alemão.
De acordo com a sondagem agora realizada pelo Forsa, a coligação formada pela CDU/CSU (41 por cento) e os liberais do FDP (6%) obteria 47 por cento dos votos.
Esse resultado traduz-se num aumento de dois pontos percentuais em relação às sondagens da semana passada e dão, pela primeira vez, a atual coligação de Angela Merkel uma vantagem sobre a possível coligação que o seu principal rival, o SPD, poderá formar à esquerda.
A possível coligação entre o SPD (22%, menos um ponto percentual), Os Verdes (13%) e o partido de esquerda Die Linke (8%, estável) receberia 43 por cento do total dos votos, um resultado que não é suficiente para bater os 47 por cento da coligação liderada por Merkel, segundo a nova sondagem.
Uma coligação à esquerda entre o SPD, Os Verdes e o Die Linke foi posta de lado, repetidamente, pelas lideranças dos dois partidos.
Analistas políticos continuam a afirmar que o resultado mais provável passa pela formação de uma grande coligação entre a CDU/CSU e o SPD, ou uma aliança, inédita a nível federal mas já experimentada em governos regionais, entre a CDU/CSU e Os Verdes.
A sondagem do Forsa foi realizada entre 13 e 19 de agosto junto de 2.502 uma população representativa de 2.502 eleitores e com uma margem de erro de 2,5 %.
