Sondagem divulgada pela Televisão Pública dá vitória ao MPLA mas UNITA garante vantagem
Uma sondagem sobre a intenção de voto dos angolanos divulgada esta quarta-feira à noite pela Televisão Pública de Angola (TPA) dá a vitória ao MPLA com 53,6% dos votos. A confirmar-se, João Lourenço será reeleito para um segundo mandato. Nas redes sociais, a oposição também fala em "vitória expressiva".
Corpo do artigo
A sondagem da espanhola Sigma coloca a UNITA em segundo lugar, com 42,4%, e a coligação CASA-CE em terceiro, com 1,7%.
As quintas eleições gerais em Angola perpetuam a disputa entre os dois principais partidos do país, o MPLA (Governo) e a UNITA (oposição), que tentam conquistar a maioria dos 220 lugares da Assembleia Nacional.
O atual presidente, João Lourenço, tem como principal adversário Adalberto Costa Júnior.
Horas depois da divulgação da sondagem, o MPLA fez uma publicação no Facebook a dar conta de que as atas síntese das Assembleias de Voto "comprovam que o MPLA mantém uma distância confortável em relação aos seus opositores".
https://www.facebook.com/photo?fbid=608701913958075
No entanto, na mesma rede social, Nelito Da Costa Ekuikui, da UNITA, garante que o partido está a vencer "de uma forma expressiva".
No total, concorrem oito formações políticas que tentam conquistar o voto dos 14,4 milhões de eleitores.
O processo eleitoral, que tem cerca de 1300 observadores nacionais e internacionais, tem sido criticado pela oposição, considerando-o pouco transparente.
Poucos minutos antes da 1 hora, com apenas 34% dos votos apurados, a Comissão Nacional Eleitoral divulgou os primeiros resultados provisórios, que apontam para uma vantagem do MPLA com 60,65% dos votos. A UNITA conta com 33,85%.