
O primeiro-sargento da Marinha Fernando Lança ensina as tropas afegãs a confeccionar sopa
TIAGO PETINGA/LUSA
A comida ocidental não faz parte da dieta dos militares do Exército Afegão mas um sargento despenseiro da Marinha de Guerra Portuguesa começou a ensinar aos cozinheiros afegãos como se faz uma sopa de legumes.
A ideia da sopa partiu dos afegãos, que provaram a cozinha portuguesa na cerimónia do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, e que pediram aos militares que prestam serviço no âmbito da OMLT (Operational Mentor Liaison Team), em Cabul, para aprenderem a receita.
O primeiro-sargento Fernando Lança, despenseiro da Marinha de Guerra Portuguesa e que tem a cargo as questões relacionadas com a higiene alimentar, tem vindo a organizar a cozinha de Pol-i-Sharky, um antigo aquartelamento soviético nos arredores da capital.
A cozinha de grandes dimensões e que está equipada com tachos preparados para confeccionar quantidades consideráveis de comida funcionava com fogões a lenha, mas actualmente foram instaladas botijas de gás o que torna mais fácil o trabalho dos cozinheiros.
"Os fogões até há pouco tempo eram a lenha. Não é fácil alterar os hábitos porque a cultura deles é diferente da nossa. Não é muito fácil, mas eles aos poucos vão aprendendo e nós também com eles", diz à Lusa o primeiro-sargento Lança enquanto vai dando ordens aos homens de serviço.
"Eles aqui são oito cozinheiros por dia e servem cerca de três mil refeições diárias", explica Fernando Lança que ensina aos soldados afegãos regras básicas de higiene alimentar a aplicar na cozinha do quartel afegão, e que esta semana conseguiu reunir a maior parte dos ingredientes para a sopa de legumes.
"Temos aqui os legumes possíveis de encontrar. Temos aqui feijão verde, temos cenoura e temos batata. Não conseguiram arranjar nabo, nem abóbora, mas pronto...", explica o primeiro-sargento da Marinha sempre acompanhado do cozinheiro afegão que lhe foi "destinado" para a execução das tarefas e a quem fornece informação sobre a forma de gerir uma cozinha militar com as características próprias do Afeganistão.
As refeições que são servidas aos militares do Exército afegão são à base de arroz, batata e legumes e a fruta que nesta altura do ano é quase sempre melancia.
"Esta é a época da melancia e eles todos os dias comem melancia porque é a fruta que têm agora. Quando acabar a melancia vão começar a comer melão".
Por enquanto, vão também aprender a fazer sopa de legumes, "sempre que for possível encontrar os ingredientes necessários", conclui o primeiro-sargento despenseiro da Marinha portuguesa.
Os militares portugueses destacados paras as duas OMTL junto do Exército Afegão, uma de Guarnição e outra de Divisão, têm como missão treinar os afegãos em questões relacionadas com o planeamento, organização e disciplina.
