Submersível Titan sofreu incidente e teve de abortar mergulho dias antes da implosão
O submersível Titan sofreu um incidente grave dias antes da implosão que causou a morte dos seus cinco ocupantes em junho de 2023, quando se dirigiam às ruínas do Titanic, disse na quinta-feira, um ex-diretor científico da empresa OceanGate.
Corpo do artigo
Diante de uma comissão da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que realiza audiências para investigar o acidente, Steven Ross explicou que um mergulho foi "interrompido" devido a uma "avaria na plataforma que demorou muito tempo a ser corrigida".
Enquanto o submersível regressava à superfície, inclinou-se e "a proa apontava para cima", na vertical, disse Ross, que estava na embarcação com outros quatro passageiros. Esse incidente não fez feridos, mas foi "desagradável" e durou "pelo menos uma hora", contou.
O piloto naquele dia, Stockton Rush, é uma das vítimas mortais da implosão ocorrida após a embarcação submergir em junho de 2023. O Titan deveria regressar à superfície sete horas depois, mas perdeu o contacto menos de duas horas após a partida. Pouco depois de submergir, a embarcação foi destruída por uma "implosão catastrófica", que matou instanteamente os seus ocupantes.
Entre os mortos está o cientista francês Pierre-Henri Nargeolet, de 77 anos, cuja família acusa a OceanGate de negigência e exige uma indemnização de 50 milhões de dólares (equivalente a 44,8 milhões de euros). Além de Rush e de Nargeolet, os outros três passageiros a bordo do Titan eram o explorador britânico Hamish Harding, o magnata paquistanês-britânico Shahzada Dawood e o seu filho Suleman.
Um campo de destroços foi encontrado a 500 metros da proa do Titanic.
"Vai correr tudo bem"
Na segunda-feira, Tony Nissen, antigo diretor de engenharia da OceanGate, testemunhou que estava preocupado com questões de segurança durante o seu mandato, segundo os meios de comunicação norte-americanos. Nissen recusou-se a autorizar um mergulho nos destroços do Titanic em 2019 devido a preocupações com o casco do Titan. Foi demitido no final daquele ano.
O antigo diretor de engenharia disse ainda que Stockton Rush não se incomodou depois de saber de possíveis problemas no casco do submersível. Recusando-se a acreditar nas notícias dos danos, Rush afirmou: “Vai correr tudo bem”.