A Formosa segue em direção à igualdade total no casamento.
Corpo do artigo
O Parlamento de Taiwan aprovou, esta terça-feira, uma emenda para permitir que casais do mesmo sexo adotem crianças em conjunto, não sendo necessário que um dos cônjuges seja familiar do menor. Segundo a agência taiwanesa CNA, no texto anterior, na prática, se casais do mesmo sexo quisessem adotar uma criança, apenas um dos companheiros poderia registar-se como pai ou mãe legal do filho adotivo.
Este era um dos principais obstáculos que ativistas vinham a criticar duramente desde 2019, quando a lei que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no território foi aprovada - sendo a primeira jurisdição asiática a conceder tal direito, e até hoje a única.
A Aliança de Taiwan para Promover os Direitos da União Civil, uma ONG defensora dos direitos LGBT, avança que ainda há entraves a serem ultrapassados, como o acesso a tecnologias de reprodução assistida ou o reconhecimento de casamentos de pessoas do mesmo sexo entre taiwaneses e cidadãos da China continental.
Ameaça de Pequim
Num novo episódio da tensa relação entre China e Taiwan, o ministro da Defesa chinês afirmou que o país está preparado para "esmagar resolutamente qualquer forma de independência de Taiwan". A declaração ocorreu após o homólogo taiwanês alegar em sessão plenária que o Governo Biden planeia conceder um pacote de ajuda militar de 500 milhões de dólares a Taiwan, colocando a ilha como um dos principais focos de tensão entre EUA e China.