Taylor Swift desequilibra guerra de celebridades na corrida à Casa Branca
A guerra eleitoral nos EUA combate-se com outros protagonistas, para além dos dois grandes candidatos. As eleições que vão determinar se o próximo inquilino da Casa Branca é Donald Trump ou Kamala Harris são fortemente influenciadas por celebridades como Elon Musk ou Taylor Swift, mas até que ponto? É difícil saber.
Corpo do artigo
À medida que o dia 5 de novembro se aproxima, grandes celebridades norte-americanas vão revelando em quem confiam para gerir o destino do país nos próximos anos. Capazes de fazer chegar a mensagem a milhões de pessoas, acredita-se que podem mudar intenções de voto numa disputa renhida, quase voto a voto, ainda que os especialistas tenham dúvidas sobre a eficácia.
Rui Henrique Santos, professor da Universidade Nova de Lisboa, considera que este apoio de celebridades pode servir apenas como um "reforço das respetivas bases eleitorais, e da perceção de cada eleitor de apoiar o 'candidato certo'". Na memória, ficam momento históricos que alimentam a ideia da importância dos famosos, nas eleições do outro lado do Atlântico.