Uma tempestade de neve deixou centenas de pessoas retidas nas encostas tibetanas, perto do Monte Evereste. As operações de resgate estão em curso e, até à noite de domingo, cerca de 350 pessoas tinham sido retiradas, enquanto outras 200 aguardavam ajuda.
Corpo do artigo
De acordo com os meios de comunicação estatal chineses, o mau tempo afetou aproximadamente mil alpinistas, que ficaram presos em acampamentos na enconsta leste da montanha. O nevão teve início na noite de sexta-feira, num vale situado a cerca de 4200 metros de altitude, e persistiu durante todo o dia de sábado.
De acordo com a CCTV, no domingo 350 alpinistas já haviam chegado à cidade de Qudang enquanto outros 200 foram contactados.
"Estava muito húmido e frio nas montanhas, havia um risco sério de hipotermia", relatou Chen Geshuang, integrante de um grupo de 18 pessoas que foram resgatadas, citada pelo "The Guardian". "O clima este ano está anormal. O guia disse que nunca tinha visto um tempo assim em outubro. E aconteceu tudo de repente."
Segundo a CCTV, os restantes resgates ocorrerão de forma gradual, seguindo a coordenação das equipas organizadas pelo governo local.
A encosta norte do Everest costuma atrair um grande número de turistas e outubro é um mês de elevada procura. Este fim de semana, centenas de pessoas visitaram o local, para aproveitar o feriado de oito dias que celebra o Dia Nacional da China. A venda de bilhetes e a entrada na área turística do Everest foram suspensas no sábado.