A tempestade Eunice, que continua a afetar o noroeste da Europa, provocou, pelo menos, 13 mortes e vários danos materiais, sendo agora esperadas rajadas de vento na costa alemã.
Corpo do artigo
Esta tempestade já afetou a Irlanda, parte do Reino Unido, Norte de França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, Dinamarca e Polónia. Até ao momento, já foram registadas 13 mortes - duas na Polónia e na Alemanha, quatro nos Países Baixos, três em Inglaterra, uma na Bélgica e uma na Irlanda.
14601544
"Existe o risco de rajadas de força violenta, com um máximo entre 100 e 115 quilómetros por hora", avisaram os serviços meteorológicos alemães, notando que podem verificar-se telhados danificados e árvores arrancadas.
Centenas de voos, comboios e ferries já foram cancelados no noroeste da Europa face à tempestade. Nos Países Baixos, dezenas de casas foram despejadas e a rede ferroviária está interrompida.
De acordo com o serviço de meteorologia britânico, as operações de limpeza devem ser suspensas devido ao vento. Mais de 150 mil casas no Reino Unido continuam sem eletricidade depois de, na sexta-feira, a falha de fornecimento de energia elétrica ter afetado mais de um milhão de casas. As seguradoras estimam danos de 300 milhões de libras (aproximadamente 360 milhões de euros).
Cerca de 194 mil pessoas estão na mesma situação na Polónia, segundo as autoridades locais e várias ligações ferroviárias foram suspensas.
A tempestade Eunice é a segunda a atingir a Europa esta semana, com a primeira a ter provocado a morte a pelo menos cinco pessoas na Alemanha e na Polónia.