Um homem tentou imolar-se pelo fogo diante do tribunal de Oslo onde o extremista de direita Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques de julho passado na Noruega, está a ser julgado, divulgou a polícia local.
Corpo do artigo
"Um homem atravessou a rua e ateou fogo a si próprio", afirmou Kjell Jan Kvarme, chefe de operações no local. "Os polícias tiraram-lhe as roupas e apagaram o fogo", acrescentou o mesmo responsável.
O homem, cuja identidade não foi até ao momento divulgada, foi transportado para o hospital Ullevall com queimaduras no corpo. O indivíduo ficou gravemente ferido, disse Kjell Jan Kvarme.
"Até ao momento, não temos qualquer razão para pensar que o ato está relacionado" com o julgamento de Breivik, que estava no interior do tribunal na altura do incidente, acrescentou o chefe de operações.
O julgamento de Breivik começou no passado dia 16 de abril, após uma nova avaliação psiquiátrica ter considerado o extremista de direita criminalmente responsável.
Breivik, opositor da multiculturalidade e da "invasão muçulmana" na Europa, foi o autor do atentado à bomba contra a sede do Governo norueguês e de um tiroteio na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de julho do ano passado.
Os dois ataques causaram 77 mortos, na maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.
A duração prevista do julgamento de Breivik é de 10 semanas.