Termina votação das eleições municipais brasileiras em 35 cidades e começa apuramento
A votação das eleições municipais brasileiras terminou às 17:00 (19:00 em Lisboa) em 35 das 50 cidades que realizaram, este domingo, a segunda volta, e começou no mesmo horário o apuramento dos votos.
Corpo do artigo
As demais cidades que participaram da eleição, nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil, terminarão as votações uma hora ou duas horas depois, devido à diferença de fuso horário e ao horário de verão, que não é adotado em todo o país.
Segundo o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro, 69 eleitores foram presos, até as 16:00 de hoje (18:00 em Lisboa), em consequência de crimes eleitorais, principalmente campanha em boca de urna.
A maioria das prisões, 47, ocorreu no estado do Rio de Janeiro.
A votação ocorreu inteiramente com urnas eletrónicas, sendo que 266 delas tiveram de ser substituídas por conta de falhas. O caso mais curioso foi o de uma urna roubada em São Paulo durante a madrugada.
O TSE afirma que não haverá prejuízos para a eleição porque não havia votos no aparelho.
A segunda volta das eleições municipais realiza-se hoje nas cidades com mais de 200 mil eleitores nas quais nenhum dos candidatos alcançou mais de 50 por cento dos votos na primeira volta, realizada no último dia 7.
Ao todo, 17 capitais participam na votação de hoje, entre as quais São Paulo, no estado de mesmo nome, Salvador, na Baía, e Curitiba, no Paraná.