
Foto: EPA
Um terramoto de magnitude 5,5 abalou, este domingo, as ilhas indianas de Andaman, sem que, até o momento, tenham sido relatadas vítimas ou danos materiais, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O epicentro do sismo situou-se a 147 quilómetros a nordeste da cidade de Port Blair, capital do arquipélago, no Oceano Índico. A profundidade do terramoto, que ocorreu às 12.08 horas locais (6.38 horas em Portugal continental), foi de 133 quilómetros, de acordo com dados do USGS.
O Centro Nacional de Sismologia da Índia (NCS) informou, por sua vez, uma magnitude de 5,4 e uma profundidade de 90 quilómetros.
O arquipélago de Andaman e Nicobar, pertencente à Índia, mas situado a mais de mil quilómetros a leste do território continental, encontra-se numa zona de alta atividade sísmica devido à sua localização na fronteira entre as placas indo-australiana e euro-asiática.
As ilhas foram uma das regiões mais afetadas pelo terramoto e subsequente tsunami no Oceano Índico em 2004, que deixou mais de três mil mortos no arquipélago.
