Um terramoto de 5,5 graus na escala de Richter sacudiu, esta segunda-feira, a região chinesa do Tibete, onde as autoridades ainda estão a recolher informações sobre possíveis danos e deslizamentos de terras, informaram os meios de comunicação locais.
Corpo do artigo
O tremor foi registado às 5.11 horas locais (21.11 horas de domingo em Portugal continental) no condado de Lazi da cidade de Xigaze, com o epicentro a uma profundidade de dez quilómetros, segundo o Centro de Redes Sismológicas da China.
Equipas de bombeiros e de salvamento do condado afetado já se deslocaram para a zona do epicentro, onde o tremor foi fortemente sentido, segundo agências locais, citadas pela agência noticiosa oficial Xinhua.
As mesmas fontes acrescentaram que estão a recolher informações sobre possíveis deslizamentos de terras e feridos.
O Tibete e outras zonas do oeste da China são frequentemente palco de sismos, devido à proximidade do ponto de fricção da placa tectónica asiático-indiana, porém, em razão da baixa densidade populacional da região, os sismos ocorrem frequentemente em zonas pouco povoadas.
Ainda assim, no passado dia 7 de janeiro, um terramoto de magnitude 6,8 na região tibetana, com epicentro no condado de Tingri, perto do campo base norte do Evereste, matou 126 pessoas, feriu mais de 200 e provocou o desmoronamento de centenas de casas e infraestruturas.