
Foto: Madla Hartz/EPA
Um terramoto de magnitude 6,5, com epicentro em Guerrero, no sudoeste do México, atingiu a área turística da costa do Pacífico e a vizinha Cidade do México, nesta sexta-feira, deixando pelo menos um morto na capital, mas sem "danos graves".
O Serviço Sismológico Nacional indicou que o tremor foi registado às 7.58 horas (13.58 horas em Portugal continental) e sentido em vários bairros da Cidade do México.
Autoridades reportaram a morte acidental de um homem de 60 anos que caiu enquanto deixava a sua residência durante o tremor. "O homem deixou o apartamento no segundo andar, tropeçou e perdeu a consciência", informou o governo da autarquia de Benito Juárez. Quando os técnicos de emergência pré-hospitalar chegaram, "já não apresentava sinais vitais", acrescentou.
Outras 12 pessoas ficaram feridas, informou a autarca da capital, Clara Brugada.
O epicentro foi localizado a 15 quilómetros de San Marcos, no estado de Guerrero. O forte tremor foi precedido, um minuto antes, por alarmes que, durante o feriado prolongado neste início de ano, acordaram muitos mexicanos e turistas, alguns dos quais saíram às ruas ainda de pijama. Também forçou o cancelamento da conferência de imprensa que a presidente Claudia Sheinbaum realiza todas as manhãs no Palácio Nacional, na Cidade do México. A presidente afirmou que, de maneira preliminar, não há relatos de "danos graves".
Até as 9 horas locais (15 horas em Portugal continental), haviam sido registadas 151 réplicas, de acordo com o Serviço Sismológico Nacional.
A cidade de San Marcos fica a poucos quilómetros da famosa estância balnear de Acapulco.
O México está situado sobre cinco placas tectónicas, o que o torna um dos países mais vulneráveis a terramotos, especialmente nesta costa do Pacífico. Em 1985, um terramoto de magnitude 8,1 devastou grande parte do centro e do sul do México, causando milhares de mortos e graves danos na Cidade do México. Em 19 de setembro de 2017, um terramoto de magnitude 7,1 matou 369 pessoas, a maioria na capital. No mesmo dia, em 2022, o centro do México foi atingido por outro terramoto, poucas horas depois de milhões de pessoas terem participado num exercício de segurança simulando um terramoto.
