Um ataque terrorista no centro de Londres matou, pelo menos, quatro pessoas e feriu cerca de de quarenta pessoas, esta quarta-feira à tarde.
Corpo do artigo
Os pormenores do ataque, que a polícia está a tratar como terrorismo, ainda não são conhecidos em detalhe, mas tudo terá começado um ataque na Ponte de Westminster, a travessia do Tamisa que termina junto à Torre do Big Ben e às Casas do Parlamento britânico. O balanço trágico, para já, é de quatro mortos, incluindo o atacante e um polícia.
Recorde a cobertura ao minuto do atentado em Londres
Um carro investiu sobre as pessoas que estavam na ponte de Westminster
Um carro, um Hyundai, investiu sobre as pessoas que estavam na ponte fazendo, pelo menos, quarenta feridos (número que foi atualizado cerca das 22 horas). Pelo menos uma mulher morreu nesta fase do ataque.
5741804
"Confirmei uma fatalidade. Uma mulher. Estava debaixo da roda de um autocarro. Ela morreu, confirmei a morte no local", revelou uma médica do St. Thomas Hospital.
Um responsável pela polícia londrina, citado pela Sky News, cerca das 22.30 horas, informou que uma terceira pessoa acabou por morrer por ferimentos provocados nesta altura do ataque.
Não foi dada nenhuma informação sobre a identidade do atacante.
5742283
Ataque prosseguiu nos terrenos do Parlamento
O mesmo homem terá continuando a conduzir e batido com o carro contra a vedação exterior do recinto do Palácio de Westminster, entrando a pé no local em direção a um agente de segurança, que foi atacado com uma faca.
5089588
5742123
Um outro agente chamou reforços e, quando estes chegaram, o suspeito já estava a correr em direção à porta que os deputados britânicos usam para entrar na Câmara dos Comuns. Dois agentes à paisana acabaram por "disparar dois ou três tiros", matando-o.
5742135
Após este momento, um deputado britânico tomou nas suas mãos a vida do agente da polícia esfaqueado, que tentou salvar com recurso a manobras de suporte de vida. O esforço foi em vão e o polícia, identificado esta noite como Keith Palmer, 48 anos, morreu no local.
Ataque inspirado por terrorismo islâmico
Não foram dados nenhuns pormenores sobre o atacante, embora, segundo a polícia, já esteja identificado. As autoridades tentam agora tentar encontrar pessoas ligadas ao suspeito. O subcomissário Mark Rowley informou ainda que o ataque terá sido inspirado no terrorismo islâmico.
844680793419079680
Mulher retirada do rio
5743106
Mais tarde, a Autoridade Portuária de Londres retirou da água uma mulher em estado grave, que terá saltado da ponte durante o ataque.
Ao final do dia, soube-se que um cidadão português ficou ferido neste ataque.
Theresa May, primeira-ministra inglesa, estava no local do ataque e foi de imediato escoltada para fora do Palácio de Westminster pelos serviços de segurança do governo.
A polícia disse também que as autoridades acreditam que apenas um atacante esteve envolvido no atentado, mas acrescentou que a operação policial continua e que a zona em volta do Parlamento se mantém fechada por motivos de segurança.
Entre as vítimas, estão um grupo de estudantes franceses e ingleses, que visitavam a zona das Casas do Parlamento.