Estão em marcha as investigações sobre a causa da queda de um avião em Aktau, Cazaquistão. Entre colisões com pássaros, explosões de tanques de oxigénio e o sistema de defesa russo, são várias as teorias que correm. Duas fontes do Governo do Azerbaijão afirmam que a aeronave foi atingida por um míssil russo.
Corpo do artigo
Ainda há muito por explicar sobre o acidente de quarta-feira de manhã, dia de Natal, no Cazaquistão, com um avião da Azerbaijan Airlines (AZAL). Dados preliminares apontavam para uma "situação de emergência" a bordo após uma colisão com pássaros depois de um desvio de rota para evitar mau tempo, segundo o órgão de vigilância da aviação da Rússia no Telegram.
A informação foi confirmada pelo presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que disse, em comunicado, que "o avião da companhia aérea AZAL, que voava na rota Baku-Grozny, mudou o curso devido ao agravamento das condições meteorológicas e começou a dirigir-se ao aeroporto de Aktau, onde o acidente ocorreu durante a aterragem". A caixa negra do avião, um gravador de dados de voo, foi encontrada e vai ser usada para determinar as causas do desastre aéreo.
A bordo estavam 62 passageiros e cinco tripulantes: 42 cidadãos azeris, 16 russos, seis cazaques e três quirguizes. Pelo menos 38 pessoas morreram.
As imagens da queda do avião, que foram divulgadas nas redes sociais, geraram uma série de teorias sobre a causa do acidente. As autoridades estão a investigar o que poderá ter causado a queda do avião, acrescentando que ainda é cedo para especular sobre a sua origem.
Intercetado pelo sistema de defesa russo
A teoria que mais força ganhou nesta quinta-feira sugere que o avião foi intercetado por engano pelos sistemas de defesa russos. "Assemelha-se muito à detonação de um míssil de defesa aérea na parte traseira e à esquerda da aeronave, se se observar o padrão de estilhaços que vemos", disse Justin Crump, da empresa de consultoria de risco Sibylline, em declarações à BBC.
De acordo com o "The Wall Street Journal", fontes ucranianas e a consultora de segurança da aviação Osprey sugeriram a possibilidade de um ataque com mísseis, ligando ao momento e o local do acidente em relação à recente atividade de drones perto de áreas controladas pela Rússia.
Hoje, quatro fontes ligadas à investigação afirmaram à agência Reuters que a aeronave foi abatida por engano pelo sistema de defesa russo. De acordo com fontes do governo azeri, o voo 8432, proveniente de Baku, capital do Azerbaijão, foi atingido por estilhaços de um míssil terra-ar quando se encontrava no espaço aéreo da cidade russa de Grozny, o seu destino. O Embraer 190, de fabrico brasileiro, fazia a ligação entre Baku, e Grozny, na Chechénia.
Ucrânia também acusou a Rússia de ter abatido o avião da AZAL com um míssil de defesa aérea. Segundo disse o chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Andri Kovalenko, os buracos na fuselagem do avião que que podem ser vistos nas fotografias dos passageiros não podem ter sido causados por pássaros.
"A Rússia devia ter fechado o espaço aéreo sobre Grozny, mas não o fez", disse Kovalenko, referindo-se aos riscos criados pelo ataque de 'drones' que estava a ocorrer na altura na cidade chechena.
A cidade russa foi atacada por drones na manhã de quarta-feira, confirmou o secretário do Conselho de Segurança da Chechénia e sobrinho do chefe da região, Khamzat Kadirov. "Tudo o que estava a voar foi abatido", disse nas redes sociais na quarta-feira, segundo a agência espanhola EFE.
"O avião foi danificado pelos russos e enviado para o Cazaquistão, em vez de fazer uma aterragem de emergência em Grozny e salvar vidas", acusou Kovalenko.
Em resposta aos rumores, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, pediu cautela, esta quinta-feira, enfatizando a importância de esperar pelas conclusões oficiais da investigação. “É errado especular antes que a investigação esteja completa”, disse Peskov, acrescentando que todas as partes se devem abster de tirar conclusões precipitadas.
Colisão com pássaros
As informações preliminares relativas ao acidente apontavam para um colisão com pássaros. Segundo um comunicado da Rosaviatsia, a autoridade de aviação civil da Rússia, os pilotos decidiram fazer uma aterragem de emergência após uma colisão com pássaros.
Além disso, a Azerbaijan Airlines terá dito à agência de notícias estatal do Azerbaijão, Azertac, e à Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia que as descobertas preliminares apontaram para uma colisão com pássaros como a causa do acidente.
Explosão de tanque de oxigénio
Mais tarde, a imprensa cazaque avançou a possibilidade de uma explosão de um tanque de oxigénio na cabine após a colisão com os pássaros, o que poderia ter partido a fuselagem em pedaços. Há alegações de que os passageiros começaram a ficar inconscientes antes de o avião se despenhar.
Paralelamente, um dos sobreviventes disse, na quarta-feira, que os pilotos tentaram aterrar em Grozny três vezes e que, à terceira tentativa, ouviu-se uma explosão no exterior que arrancou um pedaço da fuselagem da aeronave, de acordo com uma gravação partilhada pela emissora russa RT. Subkhankul Rahimov acrescentou ainda que foi atingido por estilhaços após a explosão e que, ao pegar no seu colete salva-vidas, também encontrou um buraco causado por estilhaços.
Interferências de GPS
O Aeroporto Makhachkala Uytash, o aeroporto russo mais próximo do local do acidente, foi fechado no início do dia de quarta-feira devido à atividade de drones. De acordo com o "FlightRadar24", fortes interferências de GPS na região, que foram associadas a incidentes passados, podem ter complicado ainda mais a navegação e contribuído para o acidente.