Dois testes PCR indicam que o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, não está com covid-19, após um resultado positivo num teste rápido.
Corpo do artigo
Os dois testes PCR foram efetuados no Laboratório de Saúde Pública e no Instituto Nacional de Saúde, tendo os dois dado negativo, contrariando o teste rápido à infeção pelo novo coronavírus feito na segunda-feira por Filipe Nyusi, indica a Presidência moçambicana em comunicado.
"Estes testes PCR deram resultado negativo para a covid-19 para o presidente da República, que continua a observar as medidas de prevenção e combate à pandemia da covid-19 emanadas pelo decreto do Conselho de Ministros", acrescenta.
No caso da primeira-dama moçambicana, Isaura Nyusi, a nota da Presidência indica que esta continua assintomática, sem revelar o resultado do teste.
"O presidente da República e esposa agradecem a inúmera solidariedade de entidades e organizações nacionais e internacionais que têm recebido", conclui o comunicado.
Desde o anúncio do primeiro caso, em março de 2020, Moçambique tem um total acumulado de 2042 óbitos e 196.346 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 159.567 recuperados.