O TikTok está a tentar "obter esclarecimentos urgentes por parte do Governo albanês", após o primeiro-ministro do país ter anunciado que a plataforma online iria ser bloqueada na Albânia durante pelo menos um ano, a partir do início de 2025.
Corpo do artigo
"Estamos a tentar obter esclarecimentos urgentes por parte do Governo albanês", disse o porta-voz do TikTok, numa declaração enviada à Lusa.
O anúncio da suspensão da plataforma aconteceu menos de um mês depois da morte de um adolescente de 14 anos, numa rixa perto de uma escola em Tirana, após um conflito nas redes sociais, recorda a Agência France Presse (AFP).
Sobre este "trágico incidente", o porta-voz da rede social disse não terem encontrado "provas de que o autor ou a vítima tivessem contas no TikTok, e os relatórios sugerem que os vídeos relativos a estes incidentes estavam a ser publicados noutra plataforma, e não no TikTok".
A morte do adolescente originou um debate no país, que envolveu pais, psicólogos e escolas, sobre o impacto das redes sociais nos jovens.
O Kosovo, a Macedónia do Norte e a Sérvia, países vizinhos da Albânia, também têm salientado o impacto negativo do TikTok, sobretudo entre os jovens.