Os responsáveis pelos serviços de meteorologia dos EUA estão a investigar relatos de um fenómeno raro: tornados de fogo ocorridos no norte da Califórnia, no sábado, causados pelos incêndios florestais que assolam o Estado.
Corpo do artigo
A ocorrência é insólita, mas possível de acontecer e foi mesmo alertada pelo Nacional Weather Service. O serviço de meteorologia norte-americano publicou um aviso sobre um possível "tornado induzido pelo fogo" no condado de Lassen, na Califórnia, devido aos fortes incêndios florestais que lavram no Estado.
"Comportamento de fogo extremo, com ventos fortes capazes de derrubar árvores e iniciar novos incêndios. Esta é uma situação extremamente perigosa para os bombeiros", lê-se no comunicado emitido no sábado.
Ao jornal norte-americano "The New York Times", o meteorologista Dawn Johnson confirmou a existência de relatos sobre os tornados de fogo numa área do condado de Lassen e avisou que este fenómeno não é "um tornado típico, onde tudo é varrido do caminho" para que depois se possa investigar em segurança. "Neste caso, há um grande incêndio no mesmo local, o que torna a logística muito mais complicada", constatou.
De acordo com Ben Gelber, meteorologista de Ohio, um tornado de fogo é criado através da conjugação de diversos fatores, entre os quais ventos fortes, terreno irregular e calor extremo. O gás libertado pela vegetação em chamas também serve de combustível para a formação deste fenómeno.