Um tornado matou um jovem, fez quatro feridos graves e deixou um rasto de destruição em várias cidades no norte de Paris, em França, na segunda-feira.
Corpo do artigo
"Há dez vítimas, incluindo um falecido, um homem de 23 anos. Era funcionário de uma empresa de construção", disse à Agence France-Press (AFP) o procurador público da comuna francesa Pontoise, Guirec Le Brás, no departamento de Val-d'Oise.
A vítima mortal foi atingida num estaleiro de obras (espaço de construção) atravessado pelo tornado, disse o presidente do departamento de Val-d'Oise, Philippe Court, contactado pela AFP.
O fenómeno de ventos fortes ocorreu às 17.50 horas (18.50 horas em Portugal continental) e passou em cerca de dez cidades. Ermont, situada a 21 quilómetros a nordeste de Paris, no departamento de Val-d'Oise, foi a mais afetada.
Ao início da noite de segunda-feira, o departamento reportou ainda quatro pessoas em estado grave e cinco pessoas com ferimentos ligeiros.
O ministro do interior francês, Laurent Nuñez, destacou na rede social X que o "tornado repentino e extremamente intenso" atingiu vários municípios no departamento francês de Val-d´Oise. Nuñez disse ainda que está a acompanhar a situação e deu as suas condolências à família do jovem que morreu.
Na segunda-feira, foram publicados vídeos da ocorrência nas redes sociais, que mostram três guindastes a desabar em segundos, um após o outro, sendo que um caiu em cima de uma unidade médica e de assistência social, sem causar vítimas.
Dos três guindastes, um caiu num edifício de habitação, segundo Philippe Court. "Guindastes caíram e telhados foram arrancados", indicou o departamento Val-d'Oise. De acordo com a autarquia, foram mobilizados para o local 80 bombeiros, 50 polícias e 20 socorristas.