Uma torre medieval na cidade italiana de Bolonha, que está tão inclinada como a famosa Torre de Pisa, foi vedada por temores de que possa desabar.
Corpo do artigo
As autoridades começaram a construir uma barreira de cinco metros de altura ao redor da Torre Garisenda, do século XII, para conter detritos caso caia. A torre de 47 metros inclina-se num ângulo de quatro graus e, recentemente, foram encontradas mudanças na direção da inclinação. Segundo a autarquia, citada pela BBC, a situação é “altamente crítica”.
A Torre Garisenda é uma das duas torres que dominam o horizonte de Bolonha. A outra, a Torre Asinelli, tem cerca de duas vezes a altura e também está inclinada, embora não tão dramaticamente, e geralmente está aberta aos turistas que queiram subir. As estruturas foram construídas entre 1109 e 1119, embora a altura da Garisenda tenha sido reduzida no século XIV porque já começava a inclinar-se.
O local foi fechado pela primeira vez em outubro, depois de terem sido detetadas mudanças na inclinação do Garisenda e inspeções revelaram deterioração nos materiais que compõem a sua base.
O município lançou um plano de proteção civil para preservar a torre e disse que as obras agora iniciadas “representam a primeira fase para torná-la segura”. Além de conter detritos, a barreira protege os edifícios e as pessoas em caso de desabamento. Também serão instaladas redes metálicas contra queda de rochas ao redor da torre.
A construção da barreira será concluída no início do próximo ano. A torre e a praça deverão permanecer fechadas durante vários anos enquanto os trabalhos de restauração são realizados.
A cidade estima que só a barreira custará 4,3 milhões de euros e classificou o projeto como um “desafio extraordinário” que exigiria “o compromisso de toda a cidade e de todos aqueles que amam Bolonha e um dos seus símbolos mais importantes”.