O procurador do Tribunal Penal Internacional afirmou, esta sexta-feira, que "há contactos informais" com Saif al-Islam, filho do antigo líder líbio Muammar Kadafi, sobre uma eventual rendição para responder por crimes contra a humanidade.
Corpo do artigo
"Temos contactos informais com Saif através de intermediários", anunciou o procurador Luis Moreno-Ocampo, citado num comunicado.
"O gabinete do procurador indicou-lhe claramente que, em caso de rendição ao Tribunal Penal Internacional, teria o direito a ser ouvido pelo tribunal e será inocente até prova em contrário", acrescentou.
Saif al-Islam, de 39 anos, que o próprio coronel havia designado como sucessor, fugiu de Tripoli para Sirte com o pai e um irmão, Mutassim, quando os rebeldes assumiram o controlo da capital. Kadafi e Mutassim foram mortos na região de Sirte no passado dia 20.
Na terça-feira, fontes tuaregues tinham indicado que o filho de Kadafi e o antigo chefe dos serviços de informações da Líbia, Abdallah Al-Senoussi, estavam perto da fronteira da Líbia com o Níger.