Quatro trabalhadores de um hospital privado britânico, em Bristol, foram detidos pela polícia local por terem torturado doentes autistas e com problemas de aprendizagem. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu após a divulgação pública, pela rede de televisão BBC, de filmagens clandestinas, nas quais se pode constatar o tratamento violento dado a alguns dos doentes mais vulneráveis do hospital Winerbourne View.
Com efeito, uma equipa de reportagem do programa "Panorama" conseguiu, durante cinco semanas, colher imagens do interior do hospital privado.
[youtube:8yuPvUHsx1Y]
Nelas pode-se ver doentes a serem esbofeteados e levados à força e totalmente vestidos para os duches. Num dos casos testemunhados, vê-se uma jovem de 18 anos a ser insultada, puxada pelos cabelos, pontapeada e molhada com água fria enquanto estava vestida.
O programa contou com a participação de um psicólogo clínico que, após visionar as imagens, expressou indignação e disse que os maus tratos equivaliam a "torturas".
Além da detenção de quatro trabalhadores, a empresa proprietária do hospital viu-se obrigada a apresentar desculpas publicamente e despediu 13 funcionários.
No momento em que decorre no país um debate público sobre a privatização dos sistemas de saúde, o jornal "Financial Times" realizou uma investigação sobre a oferta pública e privada no âmbito da prestação de cuidados de saúde. O trabalho de investigação concluiu que os serviços públicos oferecem melhor qualidade do que os privados.